HISTÓRIA

HISTÓRIA DO BASQUETEBOL VETERANO




Início do Movimento
O movimento do basquete veterano no Brasil, iniciou-se em 1950 com a criação do Combinado Copacabana, no Rio de Janeiro, onde um grupo de atletas, querendo estender o seu convívio social, passou a organizar encontros semanais onde pudessem comentar suas jogadas e feitos, partilhando-as com os amigos e familiares.
Este movimento cresceu em todo o país, até que em 1984 os ex-jogadores tiveram a idéia de organizar um encontro onde pudessem rever ex-atletas de outros estados, em uma mistura de confraternização e competição. Já em 1985 aconteceu o primeiro Encontro Nacional dos Veteranos do basquetebol, realizado na cidade de Fortaleza. Houve a participação de 5 estados: Ceará, Minas Gerais, Bahia, Brasília e São Paulo, com um total de 90 participantes. Motivados, os ex-atletas levaram a frente este projeto, que desde então não parou mais de crescer, atraindo a cada ano mais participantes e aficcionados pelo esporte em geral.
Aquilo que começou como uma simples extensão das atividades sociais e esportivas, levou o Brasil a participar, oficial e organizadamente de 5 campeonatos mundiais, diversos Pan-americanos e Sul-americanos, sendo sempre laureado nas várias categorias em que se dividem os campeonatos, passando a ser respeitado no cenário internacional.
Valem como exemplos, as recentes participações no Campeonato Pan-americano de 2000, realizado na Guatemala, onde obtivemos 3 medalhas de ouro e 1 de prata e no Campeonato Mundial de 2001, na Eslovênia, no qual conquistamos 1 medalha de ouro, 1 de prata e 1 de bronze.
Em 2003, completamos 19 anos ininterruptos de competição (encontro) nacional, congregando 23 associações, representando 19 estados (Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo)